30 setembro 2013

Depressão violência e suicídio



quanto mais aproximamos o nariz das fronteiras alheias
menos cheiro do nosso próprio suor
caberá às sinapses imparciais de metabolismo lento
cordas suspensas em desequilíbrio armado
punhos malditos usurpadores de rostos familiares
cabeças curvadas ao chão delirante
tiros no peito do milionário extravagante
colunas de fumo e hálito de enxofre
início da escuridão milenar

___César dos Anjos

Pesadelo dois


[A Andréia Carvalho Gavita]

mais uma esquina remota e deserta nas dunas
prateadas em frente ao paraíso ventricular e os três
cães gigantes de patas rosáceas lambidas pelo demônio
impedindo a passagem das caravanas extraterrenas
a julgarem-se corpos intocáveis diante dos bêbados de ervas
daninhas e minúsculas raparigas adivinhadoras de pedaços
soltos dos cérebros sem uso crânios absorvidos pelos latidos
espectrais espalhados pelas areias de mercúrio
cinzas da mente curvas do fim

___César dos Anjos

Marco zero



[A Alexandre Santos]

o Recife tem um olhar antigo
um olhar de poema cansado
anterior aos nossos avós
um olhar de angústia e de perdão
o Recife tem vidros no olhar
um olhar de tinta desbotada
mil pedras revirando o estômago
um olhar de fé e maldição

___César dos Anjos

26 setembro 2013

Tiradentes




Sabe que há uma (podemos chamar de) Teoria Conspiratória sobre Tiradentes: ele não morreu em Minas Gerais, mas um seu sósia foi enforcado e esquartejado no seu lugar. Há indícios de que ele foi pra Paris e por lá viveu o resto dos seus dias.

Uma assinatura dele num livro de uma Loja Maçônica, registrada pouco tempo depois de "sua morte", originou essa suspeita.

Tal fato, caso comprovado, faria dele um covarde que abandonou a Pátria, ou um nacionalista que trabalhou pelo país secretamente e, mesmo de longe, acompanhou os desdobramentos da Nação?


___César dos Anjos

Desenho geométrico

Arte: Wassily Kandinsky



Essa eu aprendi na escola, há muitos anos. Que toda reta é um segmento de curva. Foi um professor de matemática, especulando em sala de aula.

Lembrei-me disto, e pensei: Se toda linha reta é um segmento de curva, então todo círculo é formado por milhares, ou até milhões de segmentos de retas, que são linhas curvas.


___César dos Anjos

25 setembro 2013

A insônia e o mar




Aonde ir é o que preciso decidir nas próximas horas, ou nunca mais serei feliz.

Não tenho sono, então espero ser inspirado pelo suave e ritmado barulho das ondas.

Quem não consegue meditar através da imensidão da natureza e no silêncio da noite?


___César dos Anjos

02 setembro 2013




I PRÊMIO LITERÁRIO PERTO DE CASA

A Revista Perto de Casa organiza o I Prêmio Literário Perto de Casa com o apoio da Novoestilo Edições do Autor, para brasileiros maiores de 18 anos, residentes em Pernambuco. O prêmio contemplará trabalhos no gênero CRÔNICA, e tem como objetivo principal promover a literatura e o autor pernambucano.

REGULAMENTO
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas através da ETC (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) até 10 de setembro de 2013, valendo a data da postagem.

Ao realizar a inscrição, o autor concorda com as regras do concurso, autorizando a publicação do trabalho na edição especial da revista Perto de Casa Cultural de outubro/2013, e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei de Direito Autoral.
A Novoestilo Edições do Autor escolherá uma Comissão Julgadora composta de três membros de renomado prestígio literário, e uma Comissão Organizadora que resolverá casos omissos deste regulamento.
O candidato poderá participar com, apenas, uma obra obrigatoriamente inédita no gênero crônica, com até 800 caracteres incluindo espaços, tendo como título: Literatura, futebol e identidades nacionais – tema da IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.
O trabalho deverá ser gravado em CD, acompanhado de três cópias impressas em fonte times new roman tamanho 12, espaço 1,5, e endereçado à Novoestilo Edições do Autor – Rua Sérgio Magalhães, 54 – Graças – Recife-PE – CEP 52050-270.
Juntar às cópias um envelope lacrado e identificado com o pseudônimo do autor, contendo em seu interior nome completo, número de CPF, identidade, endereço residencial, eletrônico e telefone. Os dois envelopes NÃO deverão conter detalhes que identifiquem o candidato, inclusive, escrita de próprio punho.
O critério de seleção será qualidade literária, originalidade, criatividade e uso correto da língua de acordo com o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
A premiação será a divulgação do trabalho selecionado na edição especial da revista Perto de Casa Cultural, a ser lançada e distribuída durante a IX Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, de 4 a 13 de outubro de 2013, no Centro de Convenções de Pernambuco. A tiragem é de 10.000 exemplares.
O resultado será divulgado em todos os meios de comunicação da Revista Perto de Casa, da Novoestilo Edições do Autor e da Cultura Nordestina Letras & Artes. Em dia a ser divulgado posteriormente, o(a) vencedor(ra) receberá as homenagens no estande da Novoestilo Edições do Autor, na Bienal, certificado e um vale-desconto de 40% em qualquer publicação de 50 exemplares, até 100 páginas, na editora.
O não cumprimento deste regulamento implicará na desclassificação automática do candidato.
Os trabalhos enviados não serão devolvidos em nenhuma hipótese.

Maiores informações: 81 32433927

Recife, 20 de agosto de 2013
Taciana Valença e Salete Rêgo Barros